sexta-feira, novembro 18, 2005

A saga dos professores

1- Já aqui coloquei uma vez um post em defesa dos professores na sua vida errática por esse país fora, mas desta vez fiquei abismada em saber que o seu horário de trabalho efectivo é de 22 horas semanais - horário lectivo!!! 22h semanais?? Quem é que trabalha apenas 22h semanais? Gostava mesmo de saber... digam-me a vossa profissão se tb partilham deste preenchido horário semanal! O horário completo é de 35h mas blá...blá...blá... ninguém cumpre rigorosamente, certo? Sou eu que estou deslocada ou quem é que trabalha apenas 35h semanais? O horário normal não é de 40-42h? E as horas restantes são para prepararem aulas, exposições, passeios, aulas de subsituição... pasme-se!! Horas contempladas no horário para essas coisas???? Agora reclamam por terem que cumprir o horário na escola... significa que iam para casa então nessas horas...
2- Depois reclamam por terem muito trabalho de casa para prepararem aulas e corrigirem testes... ora isso não está contemplado no horário? De qualquer forma trabalho de casa toda a gente tem nas suas profissões e não me parece que haja mais alguma em que esteja contemplado horário para preparar o trabalho do dia a dia. É sempre feito em horas extra em casa, aos fins de semana, mesmo até nas férias!

A profissão de professor pode ter multiplos defeitos, pode haver multiplas queixas sobre as condições de trabalho e horários mas sinceramente os argumentos que actualmente usam não me parece que dignifiquem muito a classe, sobretudo quando evidenciam os horários efectivos de trabalho. Já para não mencionar os multiplos períodos de férias ao longo do ano.
Na questão de horários e seu cumprimento devem ser a classe mais beneficiada!!! Usarem esse tipo de argumentos só coloca a opinião pública de pé atrás...tal como eu fiquei!!